Clemente Marchisio

Fazei da comunidade um só coração e uma só alma.

... Pe. Clemente por meio de suas pregações fez de sua vida um dom para os outros ...

Clemente Marchisio nasceu em Racconigi, no dia primeiro de março de 1833, primeiro de cinco filhos.. Uma família como tantas. Seu pai era sapateiro. Em Racconigi há muitas igrejas. Em cada esquina aparece uma capela. Clemente cresce num ambiente muito religioso ; é fácil imaginá-lo atraído pela atmosfera sagrada que o leva a frequentar a igreja dos padres dominicanos como coroinha. No futuro ele não vai precisar dos instrumentos do pai, mas  de estudos  para ser no futuro santo sacerdote.

Precisa de ajuda econômica, para frequentar os estudos, mas a divina Providência vai ao seu encontro. Consegue entrar no seminário de Bra, onde pode iniciar o seu caminho que o conduzirá a Turim, sob a direção de S. José Cafasso, reitor do Santuário da Consolata e promotor do “Convitto Eclesiástico”, instituido para a formação  dos sacerdotes, deixando um forte sinal na história da igreja local e universal.

Estamos em pleno mil oitocentos, neste século surgem na região do Piemonte, sacerdotes santos, com uma atenção particular que se refere ao aspecto social. Entre eles está Clemente Marchisio que adere plenamente ao programa. Enviado por um tempo breve a Cambiano como vice-pároco, deve sair de lá por causa da sua sinceridade com os paroquianos que lhe causaram não poucos problemas e sofrimentos. Foi transferido também por pouco tempo, ao lugarejo de Vigone.  Em seguida foi nomeado pároco de Rivalba  e permanecerá aí por quarenta e tres anos.  Rivalba: sua terra prometida, o lugar onde poderá andar, encontrar, pregar e fundar o nossso Istituto.

No meio das verdes colinas de Turim, Rivalba se torna o seu ponto de riferimento por todo o restante da sua vida. Como um bom pároco se ocupa logo da sua Igreja que queria completamente nova, mas poderá somente restruturar. O relacionamento com os paroquianos é baseado sobre uma extrema franqueza e sobre a coerência que permite coincidir o seu pensamento com as suas ações. Esta sua maneira de relacionar-se não é sempre facil de aceitar, mas ele age seguindo o ditado do Evangelho: “Sim, sim, não, não”.

Faz construir uma creche, pensa em um atelier  de tecelagem para as moças de Rivalba,  assim que elas evitam de ir em Turim para trabalhar como domésticas nas famílias. Inicia uma verdadeira ação social, seguindo o orientamento dos sacerdotes piemonteses,  querendo responder às necessidades do povo.

Em 1875 dá início à família religiosa das Filhas de São José. Ao seu lado, desde os primeiros anos, uma mulher de Turim que seguirà o seu sogno de fundação. Chama-se Rosalia Sismonda.Decide oferecer uma casa ás primeiras  irmãs, comprando e restruturando o castelo milenario que se encontra em Rivalba. Se tornará o berço da Congregação, o símbolo que demonstra  o  seu desenvolvimento com o pasar dos anos.

De repente uma nova intuição substitue as indicações carismaticas do início: Padre  Clemente quer que as irmãs se ocupem de tornar mais digno tudo o que acontece sobre o altar.
Inicia o trabalho da produção da hóstias e do vinho que se tornarão Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Além disso, a sua  atenção é orientada para tudo aquilo que se refere à Celebração Eucarística, para sublinhar  a importância e a beleza do momento central da fé cristã.
Por esta razão as jovens que se consagram na sua família religiosa começam a serem chiamadas “as irmãs das hóstias”.

Em 1883 pe. Clemente Marchisio abre uma comunidade em Roma, fazendo dizer ao Papa Leão XIII; “Até que en fim nosso Senhor quis pensar em si mesmo!”

Homen incansável não desiste de pregar, de viajar, de alimentar a vida interior das suas filhas. Isso  até o dia 16 de dezembro de 1903 dia em que entregou sua alma ao Senhor.

No mesmo dia juntamente com ele, sobe ao céu Rosalia Sismonda, sinal de sintonia perfeita e condivisão total entre eles.

Pe. Clemente marchisio repetia a miudo: a missa e’ a minha vida

Sua vida foi uma Missa, vivida em cada instante, incessantemente.

Beatificação de Clemente Marchisio

30 de setembro de 1984

Quando tem alguma pena, vai ao encontro de Jesus Sacramentado!

Alí tem tudo!

Sismonda

Rosalia