Assim, nascemos nós, Filhas de São José.

A formação humana e cristã, recebida de seus pais, favoreceram o jovem Clemente, deixando sinais fortes  por toda a sua vida . Homem de profunda experiência de Deus, logo manifestou um amor particular e profundo pela Eucaristia e por Jesus no Tabernáculo.
Não guardou para si tal amor; quis partilhar com algumas jovens atraídas pelo seu exemplo de fidelidade à Igreja e à Eucaristia.

Assim, nascemos nós, Filhas de São José.

Pe. Clemente Marchísio era um dos vários sacerdotes que percorriam as Paróquias das cidades vizinhas de Rivalba ( TO ) pregando e catequizando. Percebeu que não existia atenção e cuidados particulares pela Eucaristia e por tudo aquilo que pertencia ao “Mistério de amor”. Via surgir Institutos que se dedicavam aos jovens, aos doentes, aos pobres, mas nenhum que se ocupava diretamente do serviço a Jesus presente no Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Depois de um longo período dedicado à oração e ao discernimento, decidiu ir aos pés da Virgem de Lourdes. Aconselhou-se, com alguns amigos sacerdotes. Em 1875 com quatro jovens ele inicia a Congregação. Mais tarde, outras se uniram a elas, como Rosalia Sismonda que teve
um papel muito importante na fundação. Oferecerá à nascente comunidade grande capacidade de ouvir a Palavra de Deus, docilidade aos apelos do fundador, atenção às necessidades das comunidades e de cada irmã, orientando-as ao encontro com Jesus, aos pés do tabernáculo.