Porque’ nos chamamos assim?

Clemente Marchisio, nasceu em Racconigi no dia 1 de março de 1833, de una família profundamente cristã. Desde pequeno sentiu o chamado do Senhor para se tornar sacerdote, em 1856 recebeu o sacramento da Ordem. A partir daquele momento fez da sua vida um dom para os outros, dedicando-se em cuidar das almas e na pregação. Com incansável zêlo, forte coragem e exemplar entusiasmo realizou o projeto da Divina Providência que lhe ofereceu a possibilidade de conhecer em profundidade a situação da sociedade, como foi para os sacerdotes daquele  momento histórico: João Bosco, José Allamano, Leonardo Murialdo e outros mais.

Em 1860 foi nomeado pároco do pequeno lugarejo de Rivalba. Depois de alguns anos de pároco, superando não poucas dificuldades, pensa em reunir algumas jovens para oferecer uma formação de maneira tal que futuramente fossem responsáveis das fábricas de tecidos promovendo uma vida baseada sobre os princípios cristãos. Em seguida porém, durantes as missões, observa com muita preocupação, como as igrejas, as sacrestias, os paramentos sagrados, não  fossem decorosos e dignos do Senhor e, sobretudo a matéria do Sacramento da Eucaristia, aquela que foi usada por Jesus Cristo mesmo, isto é o pão de trigo e o vinho da uva, não sempre era genuina e por isso não válida para a celebração. Assim a Providência lhe muda os papeis nas mãos. Reunido o pequeno  grupo de irmãs, o convida a dedicar-se ao Senhor presente na Eucaristia para que seja louvado, servido e sobremaneira amado. Diz  às irmãs:

“Vos chamareis Filhas de São José, porque a imitação deste grande santo, vocês serão as “COSTÓDIAS de Jesus Sacramentado, levando uma vida santa à imitação da Sagrada Família de Nazaré. Alí naquela casa deveis espelhar-vos, procurando em praticar as virtudes que se encontram naquela Santa Casa.”